Dia da Tequila – 6 coquetéis para curtir a data

6
73
Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data
Spread the love

Hoje, dia 24 de julho, é comemorado o Dia da Tequila. A bebida é feita a partir de uma espécie vegetal específica: o Agave tequilana Weber, mais conhecido como agave azul. Essa planta suculenta demora de cinco a dez anos para atingir a maturidade e, quanto mais madura ela está, mais açúcares produz (o que resulta em uma tequila melhor). Existem marcas de tequila que utilizam agaves de 5 anos no seu processo, mas o ideal é cultivá-lo por, no mínimo, 8 anos.

Tequila e o Agave Azul

O agave azul é colhido por profissionais chamados de jimadores (daí o nome da tequila El Jimador). O nome jimador vem do uso de uma ferramenta específica, chamada coa de jima, que nada mais é que uma lâmina arredondada e afiada, acoplada a uma longa haste de madeira. Usando esta coa, o jimador corta e remove as folhas do agave (também conhecidas como pencas) e remove também a sua raíz. O que sobra da planta é a piña – pinha em espanhol – sua haste que se parece mesmo com um abacaxi gigante. Uma piña de um agave azul maduro e saudável pode chegar a pesar 45kg e produzir até 8 litros de tequila (e muitos litros de Quetzalli).

O agave azul possui uma grande quantidade de carboidratos complexos, chamados de inulina. Esta substância precisa ser hidrolisada (uma reação química causada pela água e que ajuda a quebrar as moléculas dos carboidratos) para se transformar em um tipo mais simples e fermentável de açúcar. Esta é uma parte super importante do processo de produção de tequila e pode ser realizada de duas formas, o que influencia diretamente no sabor e qualidade do produto final.

Após um longo processo de hidrólise, fermentação, destilação e, em alguns casos, envelhecimento, a tequila está pronta para ser envasada e consumida. Abaixo, você confere 6 coquetéis criados por Milton Lopes, embaixador de Quetzalli e bartender do Estúdio Becca, em São Paulo

Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data

Adulthood

50ml de Quetzalli
30ml whisky americano (Jack Daniel’s)
70ml suco de laranja
1 gota de angostura Bitter  (opcional)

Adicione na coqueteleira 50ml de Quetzalli, 30ml de whisky, 70ml de suco de laranja, gelo. Bata tudo e sirva com gelo. Finalize com uma gota de angostura bitter( opcional) e uma fatia de laranja.

Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data

Detox

100ml de Quetzalli
2 rodelas de Abacaxi 
6 folhas de Hortelã 
50ml champanhe brut

No liquidificador, prepare o suco de abacaxi com hortelã sem açúcar. Sirva direto na taça 100ml de Quetzalli, 50ml de suco e complete com a champanhe e um ramo de hortelã.

Chá das 5

100 ml de Quetzalli
150 ml champanhe
1 sachê de chá de Limão e gengibre  
Gelo

Adicione na taça com bastante gelo 100ml de Quetzalli, 150ml de champanhe e um chá de limão com gengibre.

Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data

Cafezin

50ml de Quetzalli
30ml de café
10ml de cointreau
Gelo

Adicione na coqueteleira 50ml de Quetzalli, 30ml de café, 10ml de cointreau, gelo. Bata tudo e sirva na taça. 

Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data

Bronzeado

50 ml de Quetzalli
100 ml de suco de laranja
6 fatias de cenoura.
Gelo

Adicione ao  liquidificador 6 fatias de cenoura,  50ml de Quetzalli e 100ml de suco de laranja. Bata tudo com gelo e sirva no copo alto com gelo. Complete com uma rodela de cenoura na borda.

Dia da tequila - 6 coquetéis para curtir a data

Amarelo Manga

50 ml de Quetzalli
100 ml de suco de manga
2 fatias finas  de gengibre 
50 ml de suco de maracujá, Gelo

Adicione no liquidificador 50ml de Quetzalli, 100ml de suco de manga, duas fatias de gengibre e 50ml de suco de maracujá. Bata tudo com gelo e sirva em copo baixo com gelo.

Produzida em parceria com o bartender Leandro Martins, a receita exclusiva de Quetzalli une maracujá, limão, calda de agave, tequila da província de Jalisco (México) e chega como uma alternativa para quem quer uma nova experiência de coquetelaria rápida e prática, pronta para consumo.

A calda de agave desempenha um papel fundamental no sabor agradável, já que é um adoçante natural e com menor índice glicêmico do que outras opções muito utilizadas na fabricação de coquetéis prontos para beber, como o açúcar refinado. Além disso, nada na produção desta receita leva estabilizantes, corantes ou conservantes. Tudo é natural, sem glúten e vegano.

“Nosso objetivo é mudar a forma como o brasileiro consome tequila. Queremos acabar com esse estigma que é ruim e só pode ser consumida em shots”, explica Mariana Migliano, idealizadora da marca. 

Sem conservantes, corantes ou aditivos químicos, a Quetzalli é um produto da categoria high-end premixed cocktail e pode ser consumido em qualquer lugar, do jeito que quiser, puro e com gelo. O sabor é tão incrível e natural que é possível ser usado, ainda, como ingrediente para criar drinks únicos que surpreendem até os paladares mais críticos.  

Onde encontrar: www.quetzalli.com.br
Adega Brunholi, Mercado de Pinheiros, Empório Sabor e Cia
Bares: Molotov Bar, Bar vermelho, Emporio sabor e cia, Boa praça faria lima, Boa praça rio de janeiro, Boa praça morumbi, Vicoboim, Vista bar obelisco

Instagram: @quetzallidrink

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui