Já temos a Páscoa logo aí, uma das datas mais comemoradas no calendário brasileiro. Na qual a maior tradição costuma ser a troca de ovos de chocolate, sempre à disposição em lojas e supermercados nesta época. E essa tradição não costuma poupar nem quem está fazendo dieta. Sendo assim, o ideal é buscar um equilíbrio e manter uma alimentação saudável nos dias posteriores ao feriado de Páscoa. Para que, assim, possamos aproveitar esse período gostoso sem se indispor com a balança.
O consumo do doce em si é algo que pode ser viciante, já que nos dão uma sensação de bem-estar. Porém, para isso, existem alguns alimentos que podem diminuir bem à vontade de comer doces, como: castanhas, sementes, leguminosas, aveia, salmão, azeite de oliva extra virgem e frutas secas. Então, nada melhor que do garantir uma alimentação balanceada e consciente nos dias que sucedem a data.
4 dicas que podem ajudar nessa Páscoa
- Tomar um café da manhã saudável, com uma porção de proteínas, laticínios, carboidratos integrais e gorduras boas, como pão integral com ovos mexido e mamão com iogurte natural e chia.
- Nos lanches intermediários, consumir castanhas, iogurte acompanhado com sementes, frutas com farelo de aveia, leite batido com frutas e farelo de linhaça, salada de tomate com queijo branco, torradas com geleia diet ou café com cookies integrais.
- No almoço e no jantar, a salada de folhas e os legumes não podem faltar, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de fatores bioativos que desempenham função antioxidante em nosso organismo. Assim como as proteínas magras, como patinho, filé mignon, merluza, pescada e peito de frango.
- A hidratação deve ser feita de maneira adequada, dando sempre preferência a água, preferencialmente 2 litros de água por dia. Se não tiver o hábito de beber água frequentemente, as opções aromatizadas podem ajudar, basta deixa-las prontas de um dia para o outro.
E se mesmo assim a vontade de doce prevalecer, vale dar preferência ao consumo de frutas como sobremesa. Quando ingeridas após a refeição, elas não possuem o pico de glicemia, logo, aumentarão a saciedade e acabarão matando a vontade de doce.
[…] que não sejam exatamente nas versões convencionais que sempre estão disponíveis no mercado, é possível fazer isso de forma completamente saudável, e até em versão vegana, para pessoas que vivem esse estilo de vida por opção, ou por algum […]