“Louca” é um termo que as pessoas usam para não validar a opinião das mulheres

3
157
“Louca”, termo que as pessoa usam para não validar a opinião das mulheres

Tal frase, dita dentro da casa mais vigiada do Brasil, o BBB20 pela fada sensata Marcela McGowan, nos faz refletir muito sobre as situações que ocorrem aqui fora, na vida real de muitas de nós. 

Quantas vezes já ouvimos o termo “louca” de algum parceiro, tratando-se de nós mesmas, ou de alguma ex? Eu mesma não só já ouvi, mas também muitas vezes acreditei que eu ou a ex em questão éramos, por fim, as “loucas” da história. E possivelmente, quando ele me falava que a ex era a louca, devia dizer a ela o mesmo a meu respeito. E talvez, ela também acreditasse.

Gaslighting

Vocês sabiam que essa prática também é considerada um ato de violência contra a mulher? Violência psicológica, tão ou mais comum do que a física – termo também conhecido como “gaslighting”, que é quando um homem quer nos convencer de que a “loucura” está em nós, e não neles. Embasados na cultura machista, muitos homens praticam com naturalidade esse tipo de violência, fazendo com que nos sintamos culpadas, e obrigadas de nos desculpar por nossa “loucura”. 

Tal prática se faz presente todos os dias, em frases como: 

– “Isso e coisa da sua cabeça!”

– “Não viaja!”

– “Você está vendo coisas onde não tem!”

– “Deixa de ser exagerada!”

– “Chega de drama!”

– “Eu só estava brincando!” 

Então, ele faz uma brincadeira que não só humilha, mas também ofende, e quando questionamos, somos sensíveis demais, sem senso de humor. Quando desconfiamos de uma mentira, somos neuróticas, extremamente ciumentas e possessivas. Quando nos apaixonamos depois de infinitas demonstrações de afeto e carinho, estamos confundindo tudo. 

Aos homens que estiverem lendo isso, espero de coração que que reflitam e melhorem. E às mulheres que se percebam duvidando demais de si mesmas, se desculpando ao parceiro o tempo todo, e ouvindo com frequência “Você é louca!”, espero que seja tempo de reagir e sair dessa. Afinal, isso é um relacionamento abusivo, e se tem algum louco nessa história, com certeza é ele, e não você! 

Foto: @julianaamorimfotografia 

Look: @riachuelo 

Make/cabelo: @corteecortes @ryckkgoncalves @kris.katia @internacionalshopping

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui