Meu nome não é “Psiu”!

0
29
Meu nome não é Psiu!
Spread the love

Isso mesmo. Não só no ambiente de trabalho (quando fui tripulante de avião e navio, “psiu” era uma das expressões que mais ouvia dos pax, para chamar a minha atenção…o que já era terrível!). Mas andar nas ruas, passar em frente à lugares com muitos homens reunidos não é tarefa simples para uma mulher. Se estamos mais arrumadas, com roupa de academia, toda bagunçada, ou seja como for, nada pode justificar um “psiu”, ou daí para pior: “ô, delicia!”, “ô, lá em casa!”, essas coisas. 

Já foram inúmeras vezes, em diversos lugares e situações, que passei por isso. Em algumas, fingi que não ouvi, outras, xinguei de volta, e em outras – independente de qual tenha sido a minha reação – houve até perseguição por parte do abusador (é assim mesmo que devemos chamar, pois tal ato não deixa de ser um abuso, certo?) Mas aí, “não pode xingar, porque eles ficam bravos!”. Ok, e nós ficamos como, diante desse tipo de incômodo? Nessas horas, eu adoraria me garantir na defesa pessoal. Assim, poderia defender a mim e às outras mulheres além de um simples xingamento, isso sim. 

Mas sabem o que é pior? Além de passar por isso, e depois ir contar para alguém – especialmente se esse alguém for outro homem – e ter que ouvir a “máxima”: “E o que você estava vestindo?”. Quer dizer que se andamos de calça, saia, short, decote, ou o que for, estamos pedindo por isso? 

Não é nossa culpa

A diferença de gênero, assim como qualquer outra, não significa que um ser humano é superior ao outro, tampouco lhe dá esse tipo de direito. Direito, esse que todas nós temos de ir e vir com segurança e respeito, independente do que vestimos, ou de qualquer outra coisa. Em uma sociedade que nos julga e oprime, torna-se normal o sentimento de culpa ao sofrer esse ou qualquer abuso. Mas a culpa não é minha, não é sua, não é nossa, se um homem desse tipo cruzou o nosso caminho. O errado é ele, e a culpa é dele, isso sim. 

Foto: @julianaamorimfotografia

Cabelo: @corteecortes @kris.katia

Make: @corteecortes @ryyckgoncalves 

@internacionalshopping

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui