Setembro Amarelo, hipocrisia e cobrança pela “vida perfeita”

0
17
Setembro Amarelo, hipocrisia e cobrança pela “vida perfeita”
Spread the love

Na semana passada, postei uma foto em clima de #tbt lá no meu Instagram. Aproveitei para iniciar a semana com a mesma aqui também, feita pela @julianaamorimfotografia no início deste ano. De vestido amarelo, dando mais uma vez as boas vindas ao Setembro Amarelo. Para quem ainda não conhece, uma campanha de prevenção ao suicídio, que é direcionada a ajudar pessoas com depressão. A mesma ocorre sempre nos meses de Setembro. Mas ainda é preciso lembrar que, infelizmente, pessoas tiram suas vidas durante todo o ano. Portanto, a empatia e o apoio às pessoas que tem depressão devem sim existir durante todo o ano também. 

Hipocrisia no Setembro Amarelo

De nada adianta ir nas redes sociais fazer textão lindo, stories maravilhosos sobre o tema, se quando vocês largam o celular, fazem questão de humilhar aquela amiga que já está com a autoestima lá embaixo. Seja porque não consegue se dar bem no seu trabalho, não consegue emagrecer, está sozinha há alguns anos (vai por mim, antes só do que mal acompanhada), não tem ânimo para fazer absolutamente nada. Aí vocês vão lá e falam que tudo isso não passa de “frescura”, “tentativa de chamar a atenção”, e tudo mais. Hipocrisia que fala, não é mesmo?

Podem acreditar, existem inúmeros outros exemplos além deste. E para uma pessoa que tem depressão, qualquer coisa pode ser um prato cheio para cometer uma besteira. Se colocar no lugar do outros, e dar aquele apoio necessário é o mínimo que podemos (é porque não dizer, devemos) fazer. 

Sua vida não é perfeita, nem a de ninguém é

E afinal, por que escolhi essa foto? Não estou “devidamente posada”, mas sim mexendo do cabelo e olhando para o lado? Tinham tantas outras, não é mesmo? Sim, mas escolhi essa que a Ju (aquelas bem íntimas, rsrsrs) tirou sem eu estar posando, espontânea mesmo. Mas o que isso tem a ver? Para mostrar que perfeição não existe durante 24 horas, conforme muitas vezes postamos nas redes sociais. Até durante um ensaio fotográfico, a gente pode não sair perfeitamente posada, então por que se cobrar tanto na sua vida? E pior ainda, na vida alheia? Assim como essa foto saiu linda do jeitinho que foi tirada, a nossa vida também é repleta de coisas boas, ainda que no meio do caos. Vida perfeita não existe, a não ser nas redes sociais – porque ali cada um posta só o que convém aparecer, né?

E não tenha vergonha de admitir, muito menos de pedir ajuda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui