Sororidade X Amizade com todas as mulheres?

0
28
Sororidade X Amizade com todas as mulheres
Spread the love

Acredito que todos – mesmo aqueles que “não assistem” – estejam acompanhado as polêmicas dentro da casa mais vigiada do Brasil, o BBB20: situações de assédio, machismo, intrigas, armações para para colocar a prova a fidelidade das meninas comprometidas, destruindo a imagem delas aqui fora, “elas são loucas”, etc, etc.

Recentemente, nos chamou bastante atenção uma influenciadora famosa que está lá, que ao saber de tal armação (na qual ela também era alvo) demonstrou zero empatia pela outra na mesma situação, que até o momento era a sua BFF lá dentro. E sim, acabou passando pano para os machos escrotos da casa. E nisso, enquanto todas as outras uniram forças a favor da amiga em questão, lá estava ela na rodinha masculina, debochando do movimento Girl Power. 

Sei que é complicado julgar, afinal ela também é uma vítima do machismo, mas tal posicionamento não foi cabível vindo não somente de uma mulher, mas de uma influenciadora de beleza, o que esta diretamente ligado ao empoderamento feminino. Mas enfim, ela também já está pagando um alto preço aqui fora por isso. 

Onde entraria a sororidade?

Sobre a sororidade, palavra que vem de irmandade, significa se colocar no lugar de outras mulheres, não reproduzir atitudes machistas, unir-se na luta contra as opressões, combater a ideia de que vivemos em eterna competição umas com as outras. A questão é: praticar sororidade nos obriga a ser amiga de todas as mulheres?

Não acho que tenha que ser exatamente assim. Devemos sim demonstrar reconhecimento à condição das outras mulheres. Sabemos o quanto é complicado viver numa sociedade que nos julga por tudo, inclusive por “sorrir demais”, e pela roupa que usamos. Ainda assim, precisamos ter cuidado para não ultrapassar nossos limites pessoais. Não devemos deixar de nos apoiar, e precisamos nos policiar de palavras e atitudes machistas. Mas isso não nos obriga a sermos todas BFFs, e que devemos sair defendendo todas em qualquer que seja a situação. 

Podemos discordar umas das outras sim, afinal somos pessoas diferentes, assim como todos os seres humanos. 

A foto foi resgatada  nos meus arquivos, num ensaio feito pelas lentes de @amigafotografa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui